sábado, 22 de maio de 2010

Amor próprio

Uma vez disseram a mim, que eu deveria ser magra, porque as pessoas normalmente não aceitam pessoas acima do peso, e que eu nunca acharia um namorado ou um companheiro dessa forma. E não foi uma vez que disseram isso, infelizmente, eu já ouvi isso de várias pessoas, familiares e até amigos.

Se eles soubessem em como isso interferiu na minha vida, em como isso me martirizou pela grande parte da minha adolescência, o sofrimento que me causou, porque ser ‘gorda’ era quase uma afronta a eles, que eu deveria ser magra e pronto.

Eu me martirizei a minha vida toda com isso, sempre lutando contra balança, mesmo na época em que eu era magra, que era realmente uma atleta, eu não era pelo esporte, era pra ficar magra e bonita pros outros, e eu nunca pensei em mim, nunca, porque podia até se pensar que fosse pela saúde, mas eu não era saudável, como poderia?? Comer fruta durante o dia inteiro não é saudável, ou tomar batidas milagrosas que te fazem perder 5 kgs em uma semana também não é saudável!

Então eu percebi que nunca tive o tal ‘amor próprio’, eu nunca me valorizei como deveria, ser magra, ser gorda, ser loira ou morena, ser padrão, não importa, não importa nada disso, se eu não sou feliz! Se eu não me amo por completo, não importa!

Olhando pro meu ‘espelho’, eu me vejo uma menina normal, cheia de defeitos e amarguras, mas por incrível que pareça, eu me sinto bem, não importa o que os outros digam, eu me sinto bem do jeito que eu sou! Eu quero emagrecer, mas não é apenas pela beleza, é a minha saúde que tá em questão! É o meu amor próprio que tá sendo testado, e não apenas ficar magra porque a sociedade prefere assim!

Eu não me acho bonita, mas to treinando isso, to tentando me encontrar, encontrar meu eixo, meu equilíbrio, e minha inspiração pra esse desabafo, foi assistindo o episódio de GLEE (Home), onde vemos uma menina linda chamada Mercedes, bem acima do peso, tentando se encaixar na realidade da escola, e a cada dia se vendo mais triste, porque não era ela!

O meu pior defeito é a minha a mente! Eu sempre disse isso pra mim, pois é ela que me transforma e me faz me sentir horrível toda manhã, ou achar que todos estão certos, que eu deveria ser magra porque iria conseguir algo a mais... Mas não é assim, a minha mente precisa de segurança, e por estar sempre vivendo de alusões das pessoas e ser tão sensível aos comentários alheios, fico me sentindo horrível a cada olhada de lado, a cada palavra proferida a mim.... Eu quero ser amada, independente da forma física que eu tenha... Eu quero ser amada pela pessoa que eu sou, sem máscaras, sem fantasias...

Eu quero me amar mais e mais... E como diz uma das músicas mais lindas e mais cabível ao momento: (Christina Aguilera – Beautiful)

“Eu sou bonita não importa o que eles digam

Palavras não vão me fazer cair

Eu sou bonita em todos os sentidos

Sim, palavras não vão me fazer cair

Então não me faça cair hoje”




Espero a cada dia melhorar isso, melhorar meu amor próprio e me sentir mais segura e feliz! Espero que todos aqui se sintam bem, e se tiverem passando pelos mesmos problemas, lembrem-se, sejam felizes e se amem acima de qualquer coisa!

11 comentários:

Lucyane Rocha disse...

Não sei nem o q comentar agora sério... Tava no pacote fazer chorar??? hehehe... Só me vem uma coisa agora: EU TE AMO DO JETINHO Q VC É.E não importa o q os outros digam. Vc é meu presente e pra mim tanto faz sua aparência física... pra mim vc é PERFEITA, exatamente assim, com seus DEFEITOS. AMO MUITÃO VC, A CADA DIA MAIS. (L)

Gabizinha disse...

Eu te acho linda :D
E pode ter certeza que voce é muito amada bem do jeito que voce é. Essa forma de preconceito é terrivel. Se for viver se preocupando com estereótipos impostos pela sociedade, somente vamos viver surtados.
Adorei o texto Ne!!!
Mandou muito bem!
:**

vanessa_mateus disse...

Nanne...
Vc me encanta a cada dia mais,e me faz chorar também (normal) néh.....
Bom adoro vc... s2

Lorena Correia disse...

Uma frase curta e grossa?
Ligue o foda-se e seja feliz!
O padrão de beleza imposto pela sociedade não irá interferir no carater nem a personalidade de ninguém.
Nós te amamos pelo o que você é e não como você é.
Mais uma vez você fez um post lindo e inteligente!
Tá uma blogueira de primeira hein Sherlock ;)

Tuka (mara). disse...

Nanne, sei o que isso, vivi na pele. E gostaria de compartilhar com voce e todos que leem seu blog, tambem fui obesa, tentava fazer dietas "milagrosas", e via que depois eu recuperava tudo novamente, (realmente não tinha amor proprio), pois eu não emagrecia pra mim, e sim para a sociedade, quando realmente comecei emagrecer pra mim, tudo funcionou, foram 2 anos de luta praticamente, mas hoje tenho convicção que não foi para a sociedade que emagreci (36KG), e sim por mim, pela minha saúde, tanto é que a 1 ano terminei a dieta, e não recuperei mais os kilos que estavam a mais em mim, E NEM VOU RECUPERAR. Sabe Nanne, ao ler seu texto parece que vc escreveu pra mim. Beijos. Tuka (mara).

niq e nize disse...

Eu acho que a gente sempre deve buscar o que importa, e agrada a nós mesmos... pq as pessoas falam se vc é magra de mais, se seu cabelo é liso ou crespo.. as pessoas sempre acham motivo do que falar nos outros, pq ngm é perfeito. E quando querem desvalorizar e diminuir alguem é aparencia que eles usam, pq aparencia a gnt nao tem como contestar (como a lena diz no livro dela) e para todos esses que caçam defeitos em nós nao adianta querer "provar" nada, pq tudo que for feito vai ser insuficiente. Nós sabemos o quanto é dificil nao se importar com o que os outros dizem... E pra todos esse q caçam defeitos na gnt existe algum q vai nos aceitar como somos :]

Chrystian Sales disse...

Bem, você sabe que eu amo você exatamente como você é. Se Deus me dissesse que eu poderia mudar qualquer coisa em você, eu escolheria não mudar, porque você é um ser humano fantástico.

Você é um exemplar raro... Você sofre com os seus problemas, mas você aprendeu que os problemas existem para que nós entendamos o que há de errado e como podemos consertar os erros. Você aprendeu que uma queda não é apenas uma queda. Cair é um processo que vai desde o avistamento do obstáculo que te vai te derrubar, até as coisas que você aprendeu durante o percurso da queda.

Ler este post foi incrível pra mim. Eu fiquei orgulhoso em saber que você está disposta a se aceitar. Fiquei orgulhoso em saber que você finalmente está enxergando que, antes de amar qualquer pessoa, você tem que aprender a se amar. É isso aí, Nane. Parabéns.

O amor próprio é a primeira coisa que todo e qualquer ser humano deveria ter... Todos nós temos uma parcela divina dentro de nós. Todos temos o direito à felicidade. Todos temos o direito de nos olhar no espelho e nos achar o máximo! Não é narcisismo. É apenas um exercício de amor próprio. E daí se estamos com uns quilinhos a mais? Nossa índole e nossa alegria de viver não são medidas pelo nosso peso, pela nossa beleza ou pelo nosso tom de voz. Isso vai muito além do que os olhos vêem.

Você é linda e não importa o que os outros digam, porque agora que você sabe disso, nenhuma palavra vai ser capaz de te derrubar. Então cabeça erguida e bola pra frente! Mas não se deixe enganar, porque nessas horas o nosso maior inimigo somos nós mesmos.


TEEE AMOOOOO #fatãooo
=**********

Mari disse...

A mente é sempre nossa inimiga hehe! E não tem jeito. Se ela está bem, seremos lindas mesmo pesando 100kg. Se ela estiver mal, seremos horríveis com 40. E não existe clichê tão verdadeiro quanto "a beleza vem de dentro pra fora". A gente é tão bonita quanto se sente...

Beijooo! Parabéns pelo espaço!

D-Blue disse...

Eu te amo! Do jeito que você é,foi,ou vai ser...

Padrão de beleza hoje em dia não é mais moda,ainda mais pra mim...Todos sempre falam a mesma coisa: "Ah você tá gordinho,ó é bom emagrecer pra isso e aquilo..." Blá blá blá de sempre...
F**** os outros! Uns não conseguem ter esse pensamento,inclusive eu não conseguia,mas dou esse pensamento de conselho para que alguns consigam entender e fazer uso disso!
O melhor jeito de ficar bem,é você mesmo se esforçando para isso...

Fernanda Reali disse...

Ninguém é linda sempre, nem feia sempre. A gente tem dias melhores e piores, pode acreditar. Mas tem que se tratar bem mesmo nos piores dias.

Max BBB9 dizia sempre: nós somos nosso pior adversário. É ou não é superverdadeiro?

Li uns textos muito bons sobre auto-estima no blog da @lucianakotaka, Comportamento Magro. Como ser magro sem enlouquecer na corrida pela magrea, como ser magro dentro do seu biotipo, sem querer seguir o modelo imposto pela mídia. procura os textos dela, são excelentes. Bjs

Patrícia Gomes disse...

Vim parar aqui pelo link da Fernanda Reali.
Eu nunca fui magra, e desde criança viviam me colocando pr a fazer dieta e ouvia demais que nunc airia conseguir namorado se não emagagrecesse. Isso ficou e marcou. Era sempre a melhor amiga de todos, ainda mais porque não acerditava que poderima gostar de mim e com isso perdi a chance de namorar com alguns garotos que eu queria. rs
Mas quando tive bulimia nervosa, em decorrência de um trauma que tive com um acidente de carro, e cheguei ao peso ideal, e, na sequência continuei emagrecendo, ouvia sempre todo mundo dizer: nossa vc está magra demais, vai ficar pra titia, tá sem curvas. Cara, o que é que as pessoas querem tanto da gente? Nunca estaremos no padrão certo? Era isso que eu pensava. Mas me curei, engordei, estou 16 kg acima do meu peso ideal e me casei. rs E hoje eu digo que a gente nunca chega ao padrão dos outros porque o que é idealizado é perfeição e perfeição não existe e se existisse seria um tédio só. Não faço apologia à obesidade, nada disso, mas tb aprendi a me aceitar como eu sou, valorizando o que tenho de melhor,não olhando só pros meus defeitos. Tenho cicatrizes nas pernas, e as minhas sempre foram lindas, mas eu aina ando e isso me é mais caro q a beleza q tinha. Beçeza é quma carta de apresentação apenas, qdo abrir a boca é que é os 500. Importa o que vc é, pensa e faz. A beleza tem de estar aliada a saúde. Porque no final das contas o ideal de beleza pro sapo é a sapa. Beleza é totalemente subjetiva cad a uma tem a sua e é real. saiba quem vc é, de verdade e ao olhar-se no espelho vai se descobrir ainda mais linda do que o traçado da sua forma. ;o)

Um xêro.
Paty

Postar um comentário